Close

Anápolis é a única cidade goiana a receber nota máxima do ICMS Ecológico Estadual

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Líder isolado entre os 184 que participaram da avaliação, município atende os nove critérios de pontuação

 

Após passar o prazo de recursos para as prefeituras de todo o Estado apresentarem as documentações sobre o ICMS Ecológico para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente Sustentável, sai o ranking estadual, premiação que nada mais é do que um reconhecimento das boas práticas ecológicas realizadas em cada município. Anápolis leva o primeiro lugar com louvor, gabaritando o questionário e convertendo cerca de R$ 3,5 milhões para os cofres públicos.

 

Dos 246 municípios do Estado, 184 participaram da avaliação. A nota máxima, alcançada somente por Anápolis, é nove. Outras 14 cidades atingiram nota oito: Buritinópolis, Daminanápolis, Divinópolis de Goiás, Goiatuba, Santo Antônio da Barra, Mairipotaba, Rianápolis, Uruaçu, Indiara, Cumari, Cocalzinho de Goiás, Nerópolis, Campo Alegre de Goiás e Caldazinha. Na Região Metropolitana, Aparecida de Goiânia, por exemplo, somou nota sete e Rio Verde, no Sudoeste do Estado, nota seis.

 

Entre os critérios estão: ações de gerenciamento de resíduos sólidos (inclusive hospitalar e da construção civil), educação ambiental, execução de programas de risco de queimadas, conservação do solo e biodiversidade, proteção de mananciais, identificação de fontes de poluição sonora ou visual e existência de legislação sobre a política municipal de meio ambiente. “É com muito orgulho que recebemos esse resultado e sabendo que sempre podemos e vamos melhorar em relação às questões ambientais”, diz o secretário do Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano, Mauro Douglas Ribeiro.

 

Tradição
Essa está longe de ser a primeira vez que Anápolis é referência na área ambiental. Em 2019, ganhou o prêmio Destaque em Gestão Ambiental Municipal da Associação Municipal de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) e, no mesmo ano, foi a única cidade do País convidada a participar de um dos congressos mais relevantes sobre biodiversidade e sustentabilidade do mundo – o Global Platform for SustainableCities –, promovido pelo Banco Mundial. O município ainda deu início à segunda etapa, este ano, da parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) para o “desenvolvimento de soluções sustentáveis no sistema de áreas verdes de Anápolis” – consolidando o destaque nacional, já que foi uma das seis cidades do País a participar do projeto-piloto.

por Prefeitura de Anápolis – foto: Secom

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós