Close

Anápolis: Prefeitura anuncia mudança de risco leve para moderado a partir da próxima segunda

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O cidadão pode consultar os novos protocolos no site da prefeitura e saber como a alteração atinge o funcionamento de cada segmento

 

“Nós estamos mais uma vez em uma curva crescente.” A advertência do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, nesta quinta-feira, 18, considera o panorama de maior disseminação da Covid-19, a variante do vírus e a ocupação dos leitos de UTI na cidade e no Estado. Diante desta nova realidade, a matriz de risco do município passa do nível leve para moderado a partir de segunda-feira, 22.

 

“A gente sabe que o Estado de Goiás já se encontra com a capacidade máxima de ocupação de leitos de UTI. Falta material humano, que já está escasso e cansado, você não tem insumos, estrutura física, equipamentos… (Aqui em Anápolis), mantivemos os 50 leitos de UTI e 80 leitos de enfermaria (exclusivos para pacientes da cidade). É um número proporcionalmente alto em relação à oferta do Estado”, analisa Roberto. Neste momento, estes leitos exclusivos de Anápolis estão com mais de 50% de ocupação, o que obriga o município a passar do risco leve para o moderado.

 

Os 11 protocolos criados e atualizados pela equipe da Vigilância Sanitária do município orientam como cada segmento da população deve proceder. O material está disponível para consulta no portal da Prefeitura, www.anapolis.go.gov.br . Clicando na opção “atividades econômicas”, na página principal do site, é possível acessar um sistema de consulta por CNPJ para indicar ao comerciante a qual protocolo seu estabelecimento corresponde.

 

Uma das mudanças, por exemplo, diz respeito ao horário de funcionamento dos serviços de alimentação, que no risco leve tinha abertura autorizada até a meia-noite e passa a funcionar até as 22 horas, considerando também a redução de 50% para 30% da capacidade máxima de clientes no local.

 

Vacinação
Nesta quinta, Anápolis completa um mês de imunização, com diferentes estratégias de ação, com visita em domicílio, formato drive-thru e vacinação in loco, tanto em unidades de saúde para os profissionais quanto nos abrigos. Ontem, o município abriu cinco pontos fixos: no Ginásio Internacional Newton de Faria, CMTT e unidades de saúde do Filostro, Vila União e Vila Norte.

 

Novidade
Durante coletiva desta manhã, o prefeito Roberto Naves anunciou que a partir da segunda-feira, 22, começa o cadastramento de idosos com idade igual ou superior a 75 anos, mas a vacinação para esta faixa etária depende da chegada de novas doses.

 

“Com muita calma nós vamos abrir o Zap da Vacina a partir de segunda para pessoas a partir de 75 anos. Já vamos fazer o cadastramento para que, tendo vacina, nós possamos iniciar a vacinação desta faixa etária”, explica o prefeito.

Por Prefeitura de Anápolis – imagens: Prefeitura de Anápolis

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós