Close

Aprenda como realizar a esfoliação no rosto

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A cada dia aprendemos mais sobre cuidar da pele e as maneiras corretas de tratar o maior órgão humano. Mas junto de todas essas informações, vem a dúvida se determinado passo ou produto é indicado para o nosso rosto.

 

Embora o acesso a uma rotina de cuidados seja democrático, é preciso ter cuidado com aquilo que se usa. Muitos produtos e técnicas possuem indicações específicas, assim, se forem usados de forma incorreta, poderão não trazer os resultados esperados ou até mesmo causar algum dano à face, como alergias e lesões.

 

No Brasil, assim como em muitos países, a ideia é seguir uma rotina com etapas. O que varia, no entanto, é a quantidade de passos, que deve diferir para cada pessoa. O essencial, já recomendado por especialistas, é lavar o rosto com um sabonete ou gel de limpeza específico para o seu tipo de pele, hidrata-lo e protegê-lo da exposição solar.

 

No entanto, existem passos complementares que podem tornar a rotina mais efetiva e acelerar os resultados.

 

A esfoliação
Um complemento aos cuidados é a esfoliação, que consiste em remover as células mortas e desobstruir os poros. Mas será que todos podem esfoliar o rosto? Confira as explicações e dicas do dermatologista Dr. Lauro Rodolpho Soares Lopes, membro da Doctoralia.

 

“Física ou química, a esfoliação pode, sim, ser feita em todos, desde que respeite suas particularidades e necessidades”, assegura o médico. Sendo assim, ele indica que o correto é fazê-la após a limpeza e antes de usar o tônico facial.

 

As peles oleosas podem receber a esfoliação em dias alternados, enquanto as secas e/ou sensíveis devem ser esfoliadas, no máximo, duas vezes e com produtos menos abrasivos, segundo o especialista.

 

Escolhendo os produtos
Optar por marcas de confiança, as quais você já tenha utilizado e garantido um bom resultado, é uma das dicas do dermatologista. Ele ressalva, também, a importância em consultar sempre um profissional, pois, só assim obterá a orientação e recomendação corretas para executar o processo com segurança.

 

E cuidado com as receitas caseiras! Embora pareçam milagrosas e eficazes, fazê-las sem prescrição pode causar danos: “os grânulos dos produtos são irregulares e agressivos, o que promove escoriações na pele, causando raladuras e ferimentos, predispondo a pele a infecções oportunistas e manchas”, pondera Dr. Lauro, que opta por não receita-las.

 

A minha pele precisa de esfoliação?
De acordo com o médico, a pergunta é muito relativa, pois, dependerá exclusivamente do objetivo desejado com o tratamento da pele, podendo tornar a esfoliação um passo importante ou completamente indispensável.

 

Ele lembra que, antigamente, esfoliar o rosto era essencial para os tratamentos de acne, enquanto, hoje, trabalhos mostram que o efeito é mais maléfico do que benéfico. Tendo isso em mente, a melhor forma de responder essa questão é procurando um dermatologista, de modo a avaliar suas necessidades.

Consultoria: Dr. Lauro Rodolpho Soares Lopes, médico dermatologista e membro da Doctoralia. – foto: Shutterstock

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós