Close

Pandemia: Novo decreto libera casamentos, festas de aniversário e abertura de cinemas em Goianésia: ‘Não representa grande risco’

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Para justificar decisão, prefeito Renato de Castro (MDB) diz que setor de saúde pública está bem equipado, cita programa amplo de testagem e reforça que ainda é preciso seguir normas sanitárias.

 

O prefeito de Goianésia, Renato de Castro (MDB), assinou um novo decreto autorizando a realização de atividades coletivas, como casamentos e festas de aniversário, além da liberação de locais voltados a atividades culturais, como cinemas e teatros. O documento determina, todavia, que é preciso obedecer a protocolos de segurança contra a disseminação do coronavírus.

 

O decreto passou a vigorar na sexta-feira (4 setembro). Castro afirmou que a rede de saúde está bem equipada para atender os casos já registrados e diz que a liberação não vai impactar de forma negativa nos registros da doença no município.

 

“Essa flexibilização não representa um grande risco, porque festas clandestinas já têm acontecido por toda cidade, em que pese a nossa fiscalização da postura junto com a PM. Esses pequenos eventos agora liberados vão ter todo um regramento”, afirmou.

 

“Goianésia conta hoje com 35 respiradores e uma equipe de saúde preparada. Nós estamos na retaguarda. Muitos desses respiradores, inclusive, estão emprestados para a rede particular”, completou. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), até este sábado (5 de setembro), a cidade tinha confirmado quase 1,6 mil casos e 42 mortes. O administrador admitiu que a cidade vem contabilizando um aumento de casos de Covid-19, mas creditou o dado a uma política de testagem realizada pelo poder público.

 

“Esse aumento do número de casos se deve, principalmente, ao aumento da testagem. Nós temos um programa de testagem já iniciado. Já fizemos mais de 11 mil testes e vamos chegar, até o final de outubro, a 25 mil testes. Ou seja, 30% da nossa população”, calcula.

 

Regras
Para a realização dos eventos, porém, é preciso seguir regras estipuladas pelo setor de saúde da cidade. Os estabelecimentos como cinemas e teatros precisam disponibilizar, logo na entrada, locais para higienização de mãos e calçados, preferencialmente com álcool.

 

É obrigatório o uso de máscaras de proteção e de fileiras de cadeiras alternadas, uma com e outra sem assentos disponíveis. Eles também precisam ser higienizados no intervalo entre cada sessão. Além disso, é preciso obedecer uma distância mínima de um metro nas filas e a venda de bebidas alcoólicas está proibida.

 

 

Por reprodução G1 GO – foto: internet

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós