Close

Pecuaristas precisam vacinar rebanho contra raiva dos herbívoros

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A raiva dos herbívoros, doença causada por vírus, pode ocasionar muitos prejuízos aos criadores e à economia do Estado. Ela é transmitida pela saliva de animais doentes e afeta todos os mamíferos, inclusive o homem. A prevenção é a melhor forma de conter o mal, o que é feito por meio da vacinação obrigatória nos municípios de alto risco para a doença. O alerta é feito pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa.

O presidente da Agência, José Essado, ressalta que a conscientização e o engajamento dos pecuaristas são pontos fundamentais para o êxito do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, implementado pela Gerência de Sanidade Animal da Agrodefesa. Ele explica que desenvolvidas medidas como vigilância epidemiológica permanente; supervisão da vacinação dos herbívoros domésticos em regiões consideradas de alto risco para a doença; proibição de comercialização e utilização de proteínas de origem animal na alimentação de ruminantes; rastreamento, identificação e monitoramento de bovinos importados e educação sanitária.

Outro ponto de suma importância é o controle de morcegos hematófagos da espécie Desmodus rutundus (vampiros), que são os principais transmissores da raiva para os herbívoros (bovinos, búfalos, equinos, caprinos e ovinos). No roteiro elaborado pela Agrodefesa, os criadores são orientados sobre medidas e atividades que contribuem para a prevenção, controle e erradicação da raiva no Estado de Goiás. Veja a lista dos municípios de alto risco.

Fonte: Agrodefesa – foto: divulgação internet

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós