Close

Recuperação: em Goiás, onça-pintada ferida em incêndio recebe células-tronco

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Animal é anestesiado para nova troca de curativos nesta semana. Onça veio do Pantanal e faz tratamento em Corumbá de Goiás.

 

Uma onça-pintada que ficou ferida em incêndio no Pantanal começou tratamento com células-tronco no Instituto de Preservação e Defesa dos Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (Nex). A primeira aplicação foi realizada no sábado (29), em Corumbá de Goiás a 113,6 km de Goiânia.

 

Conforme Thiago Luczinski, veterinário do instituto, a quantidade de aplicações e o tempo necessários dependerão de como o animal responderá ao tratamento.

 

Ainda segundo Thiago, uma aplicação tem a dose fracionada em várias injeções, que são aplicadas nos pontos onde há lesões e disse também que o estado de saúde do felino é bom. O objetivo é que a onça-pintada consiga se recuperar totalmente para retornar à natureza, mas ainda não se sabe se isso será possível.

 

A onça-pintada será anestesiada para uma nova troca de curativos nesta segunda-feira (31), onde será possível avaliar como está a cicatrização do animal.

 

Resgate
O animal foi resgatado no dia 17 de agosto em estado grave de desidratação, com queimaduras de terceiro grau em todas as patas e com suspeita de que tenha inalado fumaça do incêndio.

 

A onça-pintada foi resgatada de helicóptero durante uma operação integrada do Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Força Aérea Brasileira (FAB), ICMBio e moradores do local.

 

 

por Mais Goiás com informações G1 e redação Manchester – foto: Willian Gomes / Secomm UFMT

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós