Close

Trabalho voluntário: onde fazer e como começar a ajudar

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Você sempre pensou em ajudar quem precisa, mas nunca soube ao certo por onde começar. Na verdade, essa vontade acaba esquecida em meio a trabalho, família, viagem, amigos, academia… As atividades do dia a dia tomam conta da nossa rotina e sobra muito pouco tempo para ir atrás do voluntariado. Mas, ser voluntário é realmente uma questão de atitude. Para tornar-se um, é necessário mais do que apenas querer, precisamos de ação e planejamento.

 

Segundo o IBGE, no Brasil, 6,5 milhões de pessoas se dedicam ao voluntariado, sendo que a maioria é de mulheres maiores de 49 anos que moram nas regiões Norte e Sul do País. Segundo Helder Ferreira, Presidente Nacional do Voluntariado Brasileiro, ao sermos voluntários, participamos do processo de cidadania e humanizamos um pouco mais o mundo tão individualizado dos tempos atuais. “É um jeito de qualquer pessoa, independentemente de formação ou posses, aprender muito com a vida e passar a senti-la de uma forma não convencional”, opina. Inclusive, há pessoas que mudam totalmente suas vidas.

 

Área ideal

Existe um tipo de trabalho voluntário perfeito para cada um. Pode ser na área que atuamos ou em uma completamente diferente. “Isso vai de encontro com a condição física e aptidão de quem desejar ser voluntário”, explica Helder. Há tarefas que não exigem força ou qualificação e podem ser feitas por qualquer um, como visitas a asilos e a hospitais com crianças com câncer.

 

Você pode também se voluntariar na sua área. Advogados, médicos, engenheiros, mestre de obras, professores, comunicadores, programadores, vendedores…todas essas profissões têm espaço para o voluntariado. “Todos nós temos algo para oferecer, basta apenas ter atitude”, ressalta.

 

Um segundo emprego

Quem quer doar parte de seu tempo, precisa entender que há obrigações e elas precisam ser cumpridas. Segundo Helder Ferreira, ao aceitar ser voluntário todos devemos agir de acordo com as diretrizes dos organizadores do projeto e zelar pelo seu sucesso. O cuidado deve ser o mesmo que um profissional contratado tem pela empresa que trabalha. “Não há diferença alguma, pelo contrário, tem que ter amor pelo que está fazendo. Os olhos do voluntário devem brilhar pela recompensa, que nesse caso, é emotiva”, diz.

 

Por onde começar

Muitas vezes o local para nos voluntariarmos está próximo mas não percebemos. “Há muitos locais, como por exemplo, associações de moradores, asilos e igrejas. Dá também para ajudar de forma individual, no auxílio ao idoso em atravessar uma rua”, comenta. Todavia, há muitas instituições por aí que auxiliam quem quer ajudar a descobrir um serviço voluntário.

Em Anápolis, o primeiro passo é entrar no projeto Voluntários de Coração,  que é uma iniciativa da Prefeitura de Anápolis que consiste em promover a cidadania e estimular o desenvolvimento de uma sociedade participativa e prática, minimizando as desigualdades sociais. O serviço voluntário permite potencializar habilidades pessoais e profissionais, autoconfiança, responsabilidade e espírito de liderança.

 

Este portal permite o acompanhamento de todos os serviços, ações e campanhas de interesse social e comunitário realizadas pela Prefeitura de Anápolis e pelas Instituições Socioassistenciais do município. Para participar como um voluntário, é necessário se cadastrar e se candidatar às vagas disponíveis.

 

Para receber voluntários em uma instituição, é necessário estar inscrito junto a um Conselho de Direitos para disponibilizar ações, serviços ou campanhas no portal.

 

Para maiores informações acesse a opção de Dúvidas ou entre em contato com a coordenação do Programa.

 

(62) 3902-1241

voluntariosdecoracao@anapolis.go.gov.br

 

 

foto: Gislaine Matos / Dircom Prefeitura de Anápolis

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós