Close

Anápolis lidera produção de banana e mexerica no Estado

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Município também ocupa posição de destaque no cultivo de limão, segundo estudo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

 

 

Anápolis é primeiro lugar também no campo, segundo a publicação Radiografia do Agro em Goiás, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O município lidera na produção de banana e mexerica, ocupando ainda posição de destaque no cultivo do limão.

 

Ilda Augusta Lemes de Souza nasceu em uma família de produtores de mexerica em Inhumas. Ao se casar e mudar para Goialândia, distrito de Anápolis, há mais de 40 anos, investiu na atividade agrícola juntamente com o esposo, Luís Lemes de Souza. Hoje, o casal, com os dois filhos, noras e netos, são um dos maiores produtores do Estado de Goiás, em duas propriedades rurais.

 

Na primeira propriedade da família, onde a atividade iniciou, estão plantados mais de 200 pés de mexerica, o que corresponde a 22 toneladas entregues aos centros de distribuição de Goiânia e Anápolis. Na outra chácara, são mais de dois mil pés da fruta. Como explica a produtora, os números variam a cada safra.

 

Outro produtor que eleva o nome de Anápolis ao cenário nacional é João Divino de Oliveira, que comercializa bananas no Mercado do Produtor há 28 anos. Segundo ele, a atividade econômica é rentável. Os agricultores distribuem a produção para diferentes cidades goianas, além do Tocantins e do Pará. “Anápolis é hoje um dos maiores produtores do Centro-Oeste”, ressalta. Apenas no município, são mais de 30 mil cachos colhidos por ano. No cenário nacional, ocupa a 42ª posição em produção.

 

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Anápolis tem mais de 54 mil produtores e mais de 9 mil lavouras. O município também se destaca no cultivo de limão e laranja, ficando entre os primeiros colocados do Estado.

por Prefeitura de Anápolis – foto: Secom

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós