Close

Goiânia registra 40,7ºC e tem o dia mais quente em 83 anos, diz Inmet

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Temperatura recorde, até então, era de 40,4ºC. Com tempo seco e calor, umidade do ar está baixa.

 

Goiânia registrou, neste sábado (3 de outubro), o dia mais quente dos últimos 83 anos. A temperatura na capital chegou a 40,7ºC. As informações são da chefe do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Goiás, Elizabeth Alves.

 

Segundo ela, a segunda maior temperatura foi registrada na terça-feira (29), quando os termômetros marcaram 40,4ºC, temperatura que só havia sido alcançada, até então, em 17 de setembro de 2015.

 

Com o tempo seco e o calor, a umidade relativa do ar está muito baixa. Na capital, o percentual gira em torno dos 12%. Em Rio Verde, na região sudoeste de Goiás, a taxa chegou aos 9% – estado considerado de “emergência”.

 

Por causa dos valores abaixo de 12%, o Inmet emitiu um alerta na quarta-feira (30) indicando que a qualidade do ar está piorando por causa da fumaça das queimadas e que já atingiu uma classificação considerada “péssima”. Com isso, o órgão traz as seguintes orientações:

 

Não fazer quaisquer atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h;
Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
Usar hidratante para pele e umedecer o ambiente;
Evitar bebidas diuréticas, como café e álcool;
Tomar água à vontade.

 

Chuvas
De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, só deve voltar a chover em Goiás a partir de 10 de outubro, quando uma frente fria pode avançar sobre a região.
“A tendência é que, com o tempo, essa massa de ar quente perca intensidade. Com esse deslocamento, as frentes frias começam a avançar, chegando até a região central do país, propiciando pancadas de chuva no primeiro momento”, afirmou.

por Redação – foto: divulgação

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós