Close

Terezópolis desiste de dispensar uso de máscara e de liberar eventos para 400 pessoas

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Documento já foi assinado pelo prefeito e deve ser publicado nas próximas horas

 

Após ação do Ministério Público de Goiás (MP-GO), a prefeitura de Terezópolis revogou o decreto que dispensava a obrigatoriedade do uso de máscara em praças e parques e liberava eventos para 400 pessoas. Normas municipais foram propostas no início de janeiro, quando Goiás já apresentava curva ascendente de contaminação pela Covid-19.

 

Embora a revogação ainda não tenha sido publicada, o Mais Goiás apurou que o documento foi assinado pelo prefeito Uilton Pereira (PSC), na noite de quarta-feira (27). O documento já foi enviado aos órgãos de fiscalização e deve ser publicado nas próximas horas.

 

A revogação ocorre após o MP protocolar ação na Justiça para anular os efeitos do decreto. Segundo o promotor Marcelo Faria da Costa Lima, as normas municipais violam as recomendações de isolamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o decreto estadual que determina ações para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

 

Na avaliação do promotor, o decreto significa uma flexibilização abrupta e não gradual, sem fundamento em nota técnica da autoridade sanitária municipal. Para Marcelo Faria, o documento também não considerou os riscos e vulnerabilidade local, visto que a cidade não possui UTI, nem leitos de internação para pacientes que necessitam de respiradores mecânicos.

 

Sem retorno
Antes de propor a ação, o MP expediu recomendação e realizou reunião virtual com o prefeito e membros da Secretaria de Saúde de Terezópolis. Segundo o órgão, o gestor municipal chegou a afirmar que daria resposta quanto ao teor da recomendação, o que não ocorreu dentro do prazo estipulado.

 

Além de pedir a nulidade do decreto, o Ministério Público também solicitou que a Justiça proíba o prefeito de editar qualquer norma semelhante à proposta no início de janeiro. A reportagem tenta falar com Uilton Pereira. O espaço está aberto para manifestação.

 

 

 

Por Redação – foto: reprodução

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós