Close

Trump recebe Netanyahu e volta a falar em expulsar palestinos de Gaza

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Benjamin Netanyahu foi o primeiro líder internacional a visitar Donald Trump após o republicano reassumir a Casa Branca


Donald Trump reuniu-se nesta terça-feira (4/02) com Benjamin Netanyahu, nos Estados Unidos. O encontro na Casa Branca marca a primeira visita de um líder internacional ao novo presidente norte-americano.

Apoio dos EUA para Israel
>
Assim como em seu primeiro mandato, Donald Trump já sinalizou que os EUA continuarão apoiando Israel incondicionalmente durante seu governo;
>Netanyahu foi o primeiro líder internacional convidado a visitar os EUA após Trump tomar posse, em 20 de janeiro.;
>O encontro acontece em meio ao cessar-fogo entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza, que entrou em vigor em 19 de janeiro. O acordo foi mediado pelo Catar, EUA e Egito em dezembro do último ano. A primeira fase do plano de paz termina em março.

Após o encontro, Donald Trump e Netanyahu concederam uma coletiva de imprensa onde revelaram alguns pontos da conversa. Um deles diz respeito a um possível reassentamento da população da Faixa de Gaza, como já havia sido ventilado pelo presidente norte-americano no último fim de semana.

“Queremos chegar a um acordo para reassentar, permanentemente, os palestinos de Gaza”, disse Trump a repórteres.

Há alguns dias, o líder norte-americano já havia sugerido transferir a população do enclave palestino, de 2,3 milhões de pessoas, para o Egito e a Jordânia. Apesar da ideia ter sido rejeitada pelos dois países, Trump afirmou que outras nações aceitariam receber os palestinos de Gaza. “Muitos líderes de países nos contataram e querem abrigar pessoas de Gaza”, declarou Trump sem apresentar provas.

Para o presidente dos EUA, a decisão de expulsar a população do enclave palestino se dá pela região não ser “um lugar para se viver” em paz. Além da possível expulsão da população de Gaza, Trump e Netanyahu não deram maiores detalhes sobre o encontro em Washington.

O premiê de Israel, no entanto, falou brevemente sobre seguir o acordo de cessar-fogo com o Hamas, que entrou em vigor em 19 de janeiro. “Tentaremos chegar na segunda fase do acordo de cessar-fogo”, declarou Netanyahu sobre o plano de paz.

Atualmente, o cessar-fogo está na primeira das três fases do acordo, que prevê a libertações de reféns detidos pelo Hamas em troca de prisioneiros palestinos. Dos 33 cativos programados para deixar Gaza neste estágio, 13 já foram soltos. De acordo com o Hamas, as discussões para a segunda fase do plano de paz já começaram.

porRep Metr0p0les parceiro Manchester

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós