Close

Agrodefesa informa que as taxas do agro sofreram reajustes

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Agrodefesa informa que, a partir deste domingo (1º/02), os valores da Taxa Estadual de Serviço e da Taxa Judiciária serão atualizados em 4,26%, conforme a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurada pelo IBGE.

O reajuste anual está previsto na Lei 18.745/2014, que inclui cobranças feitas pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) no Código Tributário Estadual (CTE), e na Lei 11.651/1991, que rege o CTE.

Desde o ano passado, a legislação estadual passou a adotar o IPCA como referência para a atualização anual dessas taxas. O mesmo índice também é utilizado para a correção das multas previstas na legislação tributária e do limite de dedução na restituição de tributos estaduais.

A atualização dos valores foi comunicada pela Secretaria de Estado da Economia por meio da Nota Informativa nº 1/2026, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 20 de janeiro de 2026.

Taxas da Agrodefesa
Serviços como emissão de documentos zoossanitários e fitossanitários como Guia de Trânsito Animal (GTA); Permissão de Trânsito Vegetal (PTV); Autorização de Trânsito Vegetal (ATV); Certificado Fitossanitário de Origem (CFO); Certificado de Inspeção Sanitária Modelo E (CIS-E); Cadastro de Áreas Agrícolas; Credenciamento e Recredenciamento de Estabelecimentos; emissão de certificados e certidões terão suas taxas reajustadas, além de muitos outros serviços.

Confira aqui os novos valores (expressos em reais).

por Agência Cora Coralina Gov. Goiás

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós