Close

SES divulga cartilha com alertas sobre perigos do tabagismo

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Narguilé e cigarro eletrônico são formas diferentes de consumo do tabaco que atraem os jovens e  podem impor danos semelhantes ou até piores do que o cigarro convencional


A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) divulga uma cartilha para alertar sobre os riscos do tabagismo difundido, principalmente entre os jovens, por meio do narguilé e do cigarro eletrônico (e-cigarro). Apesar de essas diferentes formas de consumo serem tratadas como menos nocivas, podem impor danos semelhantes ou até piores do que o cigarro convencional, uma vez que pode prolongar ou piorar o vício em nicotina e, nos não fumantes, tornar-se uma porta para o hábito do fumo. 

A gerente de Vigilância de Doenças Crônicas não Transmissíveis da SES-GO, Magna Carvalho, alerta que modismos como o narguilé e o cigarro eletrônico escondem riscos extras e ainda são porta de entrada para a dependência em cigarro comum. “Todos eles contêm nicotina, causam dependência e aumentam o risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis”, esclarece a gerente.  

O alerta é ainda mais necessário no Centro-Oeste, onde 11,2% da população usa o cigarro eletrônico, o que a torna a região com mais adeptos do dispositivo. O hábito aumenta o risco de danos à saúde, como convulsões, dependência, traumas, queimaduras (causadas por explosões) e doenças respiratórias, incluindo a síndrome respiratória aguda grave (Srag).

Relatório Covitel
Pelo menos um em cada cinco jovens de 18 a 24 anos usa o cigarro eletrônico, de acordo com o Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia – Relatório Covitel.  

O coordenador do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), Marcelo Rabahi, explica que o cigarro eletrônico causa uma queimadura interna nas células do pulmão. “Com o tempo, isso vai lesando o órgão progressivamente”, afirma.

Já o tabaco comum está relacionado como fator de risco para câncer de boca e pulmão, enfisemas pulmonares, doenças cardiovasculares e amputações de membros causadas pela baixa oxigenação do sangue. 

Doença crônica
O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. Há uma variedade de itens derivados de tabaco que podem ser usados de diversas formas: fumado, inalado, aspirado, mascado ou absorvido pela mucosa oral. 

Apesar de o aerossol não conter substâncias tóxicas, como o alcatrão e o monóxido de carbono, o cigarro eletrônico contém uma substância não presente no cigarro convencional, o propilenoglicol, cujos efeitos não são totalmente conhecidos. 

Os e-cigarros não são isentos de danos à saúde. Estudos recentes têm revelado que os constituintes do aerossol (glicerol, nicotina, aromas – diacetil) podem produzir efeitos tóxicos no pulmão. As suas partículas ultrafinas atingem as vias aéreas mais distais e os alvéolos.

Outro fator relevante e ainda pouco estudado refere-se ao impacto gerado pelo descarte dos dispositivos eletrônicos que, por conter bactérias, substâncias químicas, embalagens metálicas e outras, requerem um descarte especial, já que não são biodegradáveis. 

Os cartuchos de cigarro eletrônico — como cápsulas de nicotina e/ou essências — em sua maioria são produtos de uso único que contêm resíduos plásticos, eletrônicos e químicos. 

“Muitos deles se tornam lixo. Os resíduos de cigarros e cigarros eletrônicos podem poluir o solo, as praias e os cursos d’água, sendo prejudiciais inclusive à vida selvagem”, alerta a coordenadora estadual do Programa de Controle do Tabagismo da SES-GO, Selma Tavares.

A cartilha divulgada pela SES-GO pode ser acessada clicando aqui .

Por SES – foto: Internet

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós