Uma força-tarefa de fiscalização identificou 379 bebidas vencidas e 64 comercializadas sem registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em estabelecimentos de Anápolis. A ação foi realizada entre os dias 8 e 11 de outubro e integrou a Operação Metanol, que ocorre em âmbito nacional.
Em Anápolis, a operação foi coordenada pelas Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, e pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com os órgãos fiscalizadores do município: Procon Anápolis, por meio da Diretoria de Defesa do Consumidor, Vigilância Sanitária e Postura Municipal.
O objetivo da operação foi coibir a comercialização de bebidas falsificadas, contrabandeadas, sem registro de origem, vencidas ou com indícios de adulteração, garantindo a segurança e a saúde dos consumidores anapolinos.
Operação no município
Durante os quatro dias de fiscalização, foram inspecionados 32 estabelecimentos comerciais em diferentes regiões da cidade. A Polícia Técnico-Científica coletou cerca de 76 amostras de bebidas destiladas para análise laboratorial.
Diversos estabelecimentos também foram autuados por infrações ao Código de Defesa do Consumidor e à legislação sanitária.
A Operação Metanol reforça o compromisso da Prefeitura de Anápolis em garantir que os produtos comercializados no município atendam aos padrões legais e sanitários, assegurando a proteção da vida e da saúde da população.
As ações de fiscalização terão continuidade, com novas operações integradas já em planejamento para os próximos meses.