Close

Anápolis cria Conselho de Promoção da Igualdade Racial

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Cerimônia também deu posse a novos membros dos Conselhos da Cultura e dos Direitos da Mulher

Anápolis constitui, pela primeira vez, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, criado na atual gestão como instrumento para ampliar a luta por direitos. A cerimônia de posse dos 15 primeiros membros, para o biênio 2021-2023, ocorreu nesta quarta-feira, (3 de outubro), no miniauditório da Prefeitura de Anápolis, junto à de membros dos Conselhos Municipais de Cultura e dos Direitos da Mulher. Participaram o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, a primeira-dama, Vivian Naves, e a secretária de Integração Social, Esporte e Cultura, Andrea Lins, e vereadores.

Embora na mesma cerimônia, as posses de cada conselho aconteceram de forma separada, evitando aglomerações e seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher foi o primeiro a tomar posse para o biênio 2021-2023. O conselho luta para garantir os direitos das mulheres anapolinas, e graças ao trabalho junto à atual gestão, já implantou na cidade a Patrulha Maria da Penha e a Casa Abrigo, para vítimas de violência acompanhada de seus filhos, única no Estado de Goiás.

Em seguida, foram empossados os membros do Conselho Municipal de Cultura para o biênio 2021-2023. O conselho busca o desenvolvimento cultural no município, através de variados tipos de arte, valorizando os artistas locais e levantando pautas de relevância para o setor. A atual gestão garantiu a destinação de 100% dos recursos do Fundo Municipal de Cultura a projetos dos artistas da cidade.

Segundo a diretora de Proteção Social Especial e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Regina Brasil, é motivo de orgulho “fazer parte do conselho que luta e garante os direitos de nós, mulheres. Fico grata por poder lutar junto ao poder público, por políticas que nos favoreçam.”

Para o bailarino e membro do Conselho Municipal de Cultura, Wallisten Almeida, poder defender o avanço cultura na cidade é gratificante. “Temos muito a ofertar para as pessoas. Fico lisonjeado em poder defender o avanço cultural na cidade”, frisou.

Para a diretora executiva do Sindsaúde Goiás e membro do novo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Silvia Regina do Nascimento, a criação do conselho é uma vitória que faz parte da luta pela igualdade. “O Conselho é de suma importância para a luta pela igualdade racial. Há mais de dez anos lutamos por este conselho, pois, como população negra, nós temos as nossas demandas específicas, e esse Conselho veio fortalecer tudo isso, integrando nossas necessidades ao poder público”, disse.


“Nós entendemos a importância de ter um conselho que garanta os direitos da mulher e nós vamos fazer a nossa parte. Sobre o conselho de Cultura, antes os artistas eram obrigados a concorrer com os projetos da Prefeitura, hoje não mais. O Fundo de Cultura é inteiramente voltado aos artistas graças ao Conselho, que expôs esta necessidade. O Conselho voltado para a igualdade racial é uma forma de ampliar o debate junto à população”, concluiu Roberto Naves.

Por Prefeitura de Anápolis – Foto: Gislaine Matos Secom

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós