Close

Anápolis terá a primeira unidade básica pediátrica do Brasil

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Novidade foi anunciada pelo prefeito Roberto Naves durante apresentação de estratégias de enfrentamento à dengue

Um novo fluxo para o tratamento de casos de dengue começa a funcionar em Anápolis. Nesta terça-feira, (3 de maio), o prefeito Roberto Naves anunciou durante coletiva, que além de reforçar as medidas de controle da doença na cidade, será criada a primeira unidade básica de saúde pediátrica do País. O objetivo é desafogar a UPA Pediátrica e até as unidades particulares que atendem as crianças nesse momento de crescimento da dengue e de sintomas gripais.

Como parte da estratégia divulgada, a partir de hoje, as unidades do Bairro de Lourdes e São José vão receber apenas casos com sintomas da doença, todos os dias, das 7h às 22h. É importante ressaltar que todas as unidades do município estão aptas a esse tipo de atendimento e o novo fluxo da dengue também demanda que o paciente faça o exame e, em casos leves, conforme orientação médica, aguarde o resultado em casa.

“Assim como agimos com rapidez em outras situações, como a Covid, vamos destinar a unidade do Arco-Íris para atendimento pediátrico. Dessa forma, vamos continuar cuidando muito bem das nossas crianças”, ressaltou o prefeito Roberto Naves durante visita à própria unidade, que funcionará a próxima segunda-feira, 9, diariamente, das 7h às 22h, e está sendo preparado para receber exclusivamente crianças com sintomas leves de qualquer patologia. Ele ainda observou que todas as unidades de saúde também atendem crianças.

A atenção especial às crianças deve-se ao fato de que, desde o início deste ano, a UPA Pediátrica dobrou o número de atendimentos e a demanda está alta, inclusive em unidades infantis particulares. Com a abertura da unidade básica para atendimento às crianças, a expectativa é de que a UPA seja procurada somente em situações mais graves que requerem pronto-socorro.

Dengue e sintomas gripais
A unidade do Parque Iracema continua funcionando 24h, de forma mista, para casos de dengue e síndromes gripais e as UPAs Pediátrica e da Vila Esperança são destinadas para casos moderados a graves. “Criamos toda uma rede de atendimento nesse momento crítico da dengue”, frisou Roberto Naves.

A Prefeitura também está trabalhando para conscientizar a população sobre o combate ao Aedes aegypti. Cerca de 300 agentes de endemias e agentes comunitários de saúde estão nas ruas eliminando os focos do mosquito e orientando os moradores. Além disso, desde 28 de abril, a bomba veicular (fumacê) está percorrendo a cidade em locais definidos por critérios técnicos do Ministério da Saúde, como bairros com maior incidência de notificações.

No próximo sábado, 7, uma grande mobilização está marcada em que toda a cidade, com servidores de todas as secretarias que irão bater de porta em porta para falar sobre os perigos da doença e formas de conter o mosquito. “Já usamos essa estratégia em outros anos e o resultado foi fantástico. Vamos repetir essa mobilização e juntos combater a dengue”, destacou o prefeito.

por Prefeitura de Anápolis – foto: Secom

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós