Close

Banco de Leite Humano promove ação voltada às mães que trabalham

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Atividade é realizada em alusão ao Agosto Dourado, mês escolhido mundialmente para lembrar a importância da amamentação


Incentivar o aleitamento e a doação do leite materno é o objetivo da Organização Mundial de Saúde (OMS) ao criar o Agosto Dourado, que simboliza a luta pela amamentação em diversos países. E o Banco de Leite Humano da Prefeitura de Anápolis não ficou de fora. Além das ações de incentivo e de conscientização, vai promover um encontro na segunda-feira, (7/08), cujo tema é “Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para mães que trabalham”.

O evento acontece no auditório do Parque Ipiranga, das 18h às 20h, com roda de conversa com a pediatra Marluce Martins Machado de Oliveira e redes de apoio à amamentação como Maternidade Dr. Adalberto, Santa Casa, projeto Mame Mais, entre outros parceiros. “Nesse ano o nosso foco é auxiliar esse momento considerado difícil para muitas mamães que é o retorno ao trabalho após a licença-maternidade”, explica a coordenadora Eliene Monteiro.

E para isso, o Banco de Leite Humano conta com uma equipe multidisciplinar composta por especialistas em pediatria, psicologia, enfermagem, odontologia e odontopediatria. Esse último ainda oferece a frenectomia, uma pequena cirurgia que consiste em cortar e remover o freio, que é uma “prega” fina de tecido fibroso (tipo membrana), presente na boca do bebê, conforme orientação médica.

O objetivo principal é acompanhar a gestante e o bebê durante todo o processo de aleitamento tirando dúvidas e dando apoio à lactante. A unidade também tem a proposta de incentivar a doação, mostrando a importância desse gesto que salva vidas. “O aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos”, ressalta Eliene Monteiro. Além disso, protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias e reduz o risco da criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta.

Eliene Monteiro destaca que, apesar do reforço durante o Agosto Dourado, a conscientização é feita constantemente, dia a dia pela equipe, em unidades de saúde e hospitais, instruindo e ressaltando a relevância da doação. Ela explica que a escolha das doadoras é feita por triagem. Após a divulgação, nas unidades de saúde e hospitalares, é feito o cadastro de todas as mães que desejam doar. Elas recebem atendimento individual para saber sobre a rotina e histórico de saúde, entre outras condições, e claro, as informações necessárias para a coleta segura.

O leite coletado passa por um processo de pasteurização e análise de qualidade. Todo cuidado é tomado para que os bebês recebam um produto bom e nutritivo. Algumas mães possuem problemas familiares e psicológicos que podem atrapalhar no resultado do leite produzido. Com o atendimento em psicologia, implantado pela atual gestão, as doadoras contam com apoio que faz toda diferença.

A cada dia da semana é feito um atendimento domiciliar às doadoras ativas. Os profissionais responsáveis realizam um tipo de rodízio nos bairros e passam nas casas recolhendo o leite. O Banco de Leite do município é responsável pela coleta, processamento e controle de qualidade do leite que, depois de pasteurizado, é doado para unidades como a Maternidade Dr. Adalberto e a UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa.

Serviço
Banco de Leite Humano Elaine Miriam de Oliveira
Endereço: Avenida Cachoeira Dourada, Praça Martins – Bairro São Joaquim
Telefones: 0800-6463223 e 3902-1722

porPrefeitura de Anápolis – foto: Secom

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós