Close

Casos de dengue caem mais de 65% em relação a 2022, mas o combate ao mosquito continua

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Trabalho será intensificado a partir da próxima semana com manejos e visitas em locais com maior número de notificações


O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que foram registradas 8.921 notificações de casos de dengue, sendo 828 confirmados e 8.014 descartados, entre 1º de janeiro e 21 de outubro deste ano. Isso representa uma queda de 65,50% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os números são positivos e animadores, mas não significa que a atenção deve diminuir. “Muito pelo contrário, temos que aproveitar que os casos diminuíram e tentar acabar com os focos em nossa cidade. E temos que começar agora porque se aproxima o período chuvoso que é a época propícia para a proliferação do Aedes aegypti”, afirma a gerente de Endemias, Patrícia Godói.

A diminuição de notificações é atribuída ao trabalho contínuo dos agentes de endemias, que percorrem toda a cidade nesse combate aos focos do vetor da dengue, do zika vírus e do chikungunya. Segundo Patrícia, além de eliminar esses criadouros, os agentes atuam diretamente na orientação à comunidade para evitar ambientes adequados à proliferação.

A gerente de Endemias aproveita para informar sobre a intensificação deste trabalho devido às mudanças climáticas, já previstas, com visitas e manejos nos bairros que apresentam maior incidência. “Nosso trabalho não para, mas o combate à dengue e outras doenças causadas pelo mosquito transmissor é uma via de mão dupla. É fundamental o apoio e conscientização da população”, destaca Patrícia Godói.

Manejos
Para realizar o trabalho de manejo e visitas em locais com maior número de notificações, foi elaborado um cronograma. O documento consta a quantidade de dias de trabalho na região e o número de agendes necessários, cuja média é entre 35 a 45 pessoas, dependendo do tamanho do bairro.

Por ser o local com mais notificações e por sua extensão, o Bairro de Lourdes será visitado todos os dias da semana. Na segunda-feira e terça-feira, simultaneamente, outras equipes se dividirão entre o Maracanã, Jardim Esperança e Industrial Munir Calixto.

No dia 8, quarta-feira, as equipes atuam no São Lourenço, Bairro São João, Vila Esperança e distrito de Souzânia. Na quinta-feira, 9, os agentes seguem para o Bom Sucesso, Itamaraty e Polocentro. E no dia 10, sexta-feira, repete-se o trabalho no Bairro de Lourdes, Bom Sucesso e Itamaraty, acrescentando o Jardim Primavera e Vivian Parque.

porPrefeitura de Anápolis – foto: Secom

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós