Close

Centro Municipal de Atendimento à Diversidade conta com sessão de livros em Braille

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

São mais de 300 livros literários e pedagógicos que auxiliarão estudantes da Rede Municipal de Educação e comunidade em geral


Tornar a educação cada vez mais inclusiva é uma das prioridades da administração municipal e vem ganhando uma atenção ainda maior com a implantação e execução de políticas públicas e projetos voltados para o tema.

A Prefeitura de Anápolis, por meio do Centro Municipal de Atendimento à Diversidade (Cemad), tem como missão, acolher e atender os estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e dificuldades acentuadas de aprendizagem da Rede Municipal de Educação e da comunidade em geral. A novidade é que agora o Cemad conta com a sessão de livros em Braille, provenientes da Biblioteca Municipal Zeca Batista, que compõem o vasto repertório de materiais didático-pedagógicos que são trabalhados com os alunos.

Para Valdileya Prado, coordenadora do Cemad, o local e toda a comunidade só têm a ganhar com essa nova aquisição. “Com esse material que recebemos, temos a oportunidade de trabalharmos diariamente com nossos estudantes cegos e com baixa visão, através de livros que vieram para contribuir e enriquecer nossas aulas proporcionando a eles uma melhora na qualidade de ensino”, conta.

Já a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope), tem ministrado diversos cursos, oficinas e workshops na área da inclusão. Durante o ano de 2024, todos os professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) estão participando da formação Análise do Comportamento Aplicada, que envolve a avaliação, o planejamento e a orientação do comportamento dos estudantes que possuem alguma deficiência, especialmente o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Anápolis é uma das únicas cidades do País a adquirir o curso completo, que oferta gratuitamente aos servidores.

E em breve, esse atendimento inclusivo vai ser ainda mais abrangente com a entrega da Clínica Escola do Autista, um projeto pioneiro que oferecerá o atendimento especializado e acesso à educação, igualdade de oportunidades e proteção social. A clínica vai atender cerca de 400 estudantes por dia, em consultórios equipados e equipes multidisciplinares de profissionais habilitados para oferecer uma variedade de serviços médicos, psicológicos, fonoaudiológicos, nutricionais, psicopedagógicos, pedagógicos, orientação e outros. Além disso, o espaço contará com comodidades como pátio coberto, estacionamento acessível, sanitários infantis e adaptados, refeitório, auditório, salas de acompanhamento pedagógico, sala de atendimento, administração educacional e ambientes de higienização.

porPrefeitura de Anápolis – foto: Secom

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós