Close

Cerca de 74% dos idosos e 87% das crianças ainda não buscaram a vacina contra a gripe em Anápolis

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A campanha de vacinação contra a gripe enfrenta baixa adesão em Anápolis, o que tem gerado preocupação na Secretaria Municipal de Saúde. O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, mas a procura segue abaixo do esperado.

De acordo com dados da Gerência de Imunização de Anápolis, registrados até nesta terça-feira (20), a procura pela vacina contra a influenza está baixa no município. Dentre os grupos prioritários, destaca-se a população acima de 60 anos, que apresentou baixa adesão. O esperado era que cerca de 61.127 idosos recebessem o imunizante; porém, apenas 15.595 foram vacinados, ou seja, cerca de 74,49% deste grupo ainda não recebeu a vacina.

O mesmo acontece com outros grupos prioritários, sendo um deles as crianças: a meta de imunização era de 30.272, mas somente 3.874 receberam a vacina, ou seja, cerca de 87,20% ainda não foram imunizados.

A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza, que pode apresentar diferentes variações. A vacina contém cepas do vírus, auxiliando na proteção contra a doença.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a pouca procura pela vacina representa um risco à saúde pública, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade. O órgão reforça a necessidade da vacinação para reduzir o número de casos e complicações relacionadas à gripe.

A secretária municipal de Saúde, Eliane dos Santos, alertou para o impacto da baixa cobertura vacinal.

“As pessoas não estão comparecendo, deixando crianças e idosos sem vacinar. Precisamos puxar a orelha da população para que faça a sua parte. Sem a vacina, essas pessoas ficam mais vulneráveis à gripe”, afirmou.

Para receber a vacina, basta ir à UBS mais próxima da residência, levando um documento pessoal e o cartão de vacinação.

Confira o cronograma de aplicação da vacina:
Das 7h30 até às 16 horas, as vacinas serão aplicadas nos seguintes bairros: Abadia Lopes da Fonseca, Adriana Parque, Arco-Íris, Arco Verde, Bandeiras, Calixtolândia, Calixtópolis, Jardim Esperança, Jardim Guanabara, Jardim Suíço, JK, João Luiz de Oliveira, Munir Calixto, Parque dos Pirineus, Santa Maria de Nazareth, Santo Antônio, Santos Dumont, São Carlos, São Lourenço, Tropical, Fabril, Vila Formosa, Vila Norte e Vivian Parque.

Das 7h30 às 21 horas, os imunizantes serão aplicados nas Unidades de Saúde do Anexo Itamaraty, Parque Iracema, São José, Filostro Machado, Vila União, Recanto do Sol e Bairro de Lourdes.

Somente nas segundas-feiras, das 8h às 15h:
Unidades de Saúde Alexandrina, Vila Esperança e Santa Isabel;

Somente nas terças-feiras, das 8h às 15h:
Unidade de Saúde Dom Manoel, Maracananzinho e Leblon;

Somente nas quartas-feiras, das 8h às 15h:
Unidades de Saúde Jd. Alvorada e Paraíso;

Somente nas quintas-feiras, das 8h às 15h:
Unidades de Saúde Jardim das Américas e Maracanã;

Somente nas sextas-feiras, das 8h às 15h:
Unidade de Saúde Jardim das Oliveiras.

admin

admin

Escreva o seu comentário!