Close

Comércio de veículos e motocicletas em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Levantamento do IBGE também mostra aumento de 10% nas vendas em janeiro de 2024 na comparação com mesmo período do ano passado


A venda de veículos, motocicletas, partes e peças, que representa uma das atividades do comércio varejista ampliado, aumentou 10,1% em Goiás, quando comparados os meses de janeiro de 2024 e de 2023. Com o resultado, o estado registra o sexto mês consecutivo de alta no setor, acumulando variação de 12% em 12 meses. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O comércio varejista ampliado inclui, além de bens não-duráveis e semi-duráveis, os bens duráveis, como veículos, materiais de construção e, ainda, o atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo. A alta goiana para esse tipo de vendas foi de 6% em janeiro em relação ao mesmo mês de 2023. Já na comparação entre janeiro de 2024 com o mês imediatamente anterior, dezembro, a alta goiana foi de 2,3% no comércio varejista ampliado e de 2,2% no comércio varejista.

Em relação ao comércio varejista (bens não-duráveis e semi-duráveis), o avanço em Goiás em janeiro deste ano foi de 4% em relação ao mesmo período de 2023. Seis das oito atividades pesquisadas apresentaram variação positiva no mês. As altas ocorreram em equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (28,4%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (10,7%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,6%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (5,7%); livros, jornais, revistas e papelaria (1,4%); e tecidos, vestuário e calçados (0,6%).

Destaca-se, ainda, a atividade de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que acumula alta de 10,9% em 12 meses. “O comércio permanece sendo um dos pilares da nossa economia e continua a avançar, o que beneficia a população goiana como um todo e nos incentiva a trabalhar ainda mais por nosso estado”, celebra o titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho.

Sobre a PMC
A Pesquisa Mensal de Comércio produz os indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

porSecretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços – Governo de Goiás – foto: Cristiano Borges

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós