Close

Coronavírus: novo decreto municipal endurece medidas em Anápolis

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Prefeito Roberto Naves anuncia que matriz de risco para Covid-19 passa de leve para moderada, alterando funcionamento do comércio

 

A partir desta quinta-feira (2 jul), Anápolis passa para o nível moderado na matriz de risco do coronavírus. O prefeito Roberto Naves (PP) anunciou mudanças no decreto das atividades econômicas.

 

Veja a seguir:

> Fechamento de todas as praças, parques e espaços esportivos a partir da próxima sexta-feira (3.jul).

> Bares e restaurantes funcionarão apenas para entregas (delivery).

> Feiras livres vão seguir um rodízio semanal para funcionamento.

> Indústrias vão funcionar no modo 12×36 horas ou em dias alternados.

> O comércio no Centro e nas principais avenidas funciona em formato de rodízio por períodos: algumas lojas abrem de manhã, outras à tarde.

> Suspensão das atividades comerciais aos finais de semana, das 22h de sexta-feira até 5h de segunda-feira, com exceção de serviços essenciais, como farmácias e supermercados.

> De segunda à sexta-feira, as atividades comerciais fecham a partir das 22h, com retorno às 5h. Só urgência e emergência na saúde e farmácias ficam abertas.

> Será aplicada multa de R$ 5 mil na matrícula do imóvel que infringir as regras. Ou seja, festa em casa ou mesmo bar aberto rende multa que ficará vinculada ao imóvel e deverá ser paga junto com o IPTU.

 

Consultas
Roberto Naves informou em vídeo que consultou especialistas da Fiocruz e da Universidade Federal de Goiás (UFG), além da médica Ludhmila Hajjar e de representantes de setores organizados, para tomar as medidas.

 

“Também avaliamos a realidade do nosso município, onde muitas pessoas não têm respeitado as normas e decretos”, disse o prefeito, citando 11 pessoas com Covid-19 internadas na UTI, o que dá uma taxa de ocupação de 33%, provocando a mudança na matriz de risco.

 

“Isso faz com que tomemos medidas mais duras, levando em consideração a preservação da vida e, se possível, deixar que cada um trabalhe e possa ganhar seu pão de cada dia”, afirmou Roberto.

 

As medidas anunciadas para Anápolis são diferentes do decreto do governador Ronaldo Caiado (DEM), que propôs uma quarentena alternada – 14 dias com os estabelecimentos fechados e 14 dias abertos.

 

por MARCOS VIEIRA – Portal Anápolis 360 Graus – foto: divulgação Prefeitura de Anápolis

admin

admin

Escreva o seu comentário!