Uma enchente repentina atingiu na manhã de hoje, quarta-feira (26/08), a região de montanhas no norte do Nepal bem perto da fronteira com o Tibete. A força da água foi tanta que devastou localidades, vilarejos e cidades, destruiu estradas e pontes, além de provocas muitos danos à infraestrutura da região atingida pela avalanche. O Conselho de Turismo do Nepal informou que numa avaliação inicial, 384 turistas e viajantes estão desaparecidos, entre eles, 291 estrangeiros e 93 morados do Nepal.
O desastre acontece por volta das 8h30, horário local. As circunstâncias da inundação ainda serão investigadas pelas autoridades nepalesas. Mas segundo informações extraoficiais, é de que houve um grande deslizamento ou avalanche na região do Himalaia, que teria provocado uma grande onda de água e detritos, como lama e pedras.
Os desaparecidos
De acordo com autoridades do Nepal e Tibete, acredita-se que 341 pessoas estrangeiras estejam desaparecidas, entre elas: 133 indianos, 47 americanos, 34 australianos, 33 britânicos, 24 canadenses, 19 malaios, sete ucranianos, seis singapurianos, seis sul-africanos. A lista também inclui cinco japoneses, cinco neozelandeses, quatro alemães, três franceses, dois irlandeses, dois holandeses, dois russos e dois espanhóis, além de cidadãos da Belarus, Finlândia, Hungria, Israel, Lituânia, Portugal e Filipinas. Fontes sul-coreanas afirmam que pelo menos oito sul-coreanos que trabalham em uma usina hidrelétrica estão desaparecidos, e outros dez estão desaparecidos ou incontactáveis.
Número de vítimas pode aumentar
A quantidade de vítimas e desaparecidos permanece provisório e pode mudar à medida que as equipes de socorro conseguem chegar às zonas isoladas e verificar a situação dos turistas registrados como desaparecidos.
porR3pV4ticanN3ws com redação
