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Equatorial investiu, somente no primeiro semestre de 2023, R$ 1,38 bilhão em melhorias para o fornecimento de energia

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Presidente da Equatorial Goiás afirma que evolução na qualidade e continuidade do suprimento será contínua e gradativa


O Presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme, afirmou, em coletiva de imprensa, na sede da concessionária, que os investimentos no fornecimento de energia estão sendo realizados e que a melhora ocorre e será sentida de forma contínua e gradativa. O Grupo Equatorial Energia, desde sua chegada a Goiás, no fim de dezembro de 2022, enfrenta o desafio de uma rede obsoleta e sobrecarregada e, agora, condições climáticas adversas com temperaturas mais altas que o normal.

Para enfrentar esta situação, a Equatorial Goiás executou um programa de investimentos de aproximadamente R$ 1,38 bilhão somente no primeiro semestre de 2023, e pretende alocar muito mais recursos para evoluir na qualidade e confiabilidade do fornecimento de energia.

“Os nossos compromissos vêm sendo saldados, dia após dia. O tamanho do investimento realizado, em curto espaço de tempo, não se via há anos na distribuidora. A rede encontrada é degradada e não vendemos ilusões: os problemas continuarão ocorrendo, mas mostraremos que gradativamente vamos evoluir na qualidade da rede”, afirmou Jayme.

Ao assumir a concessão goiana, a Equatorial Goiás realizou um diagnóstico completo da rede elétrica, onde foi identificado que quase 50% das unidades transformadoras de distribuição de energia apresentam sobrecarga, 72% dos circuitos são monofásicos (com apenas um recurso de fornecimento) e 14% dos ativos da concessão depreciados.

Uma outra situação também vem, agora, colaborando para o comprometimento do fornecimento no estado: o El Niño, que trouxe calor excessivo para o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil e ciclones na Região Sul. Esta condição climática adversa não só impactou Goiás, mas todo o Brasil, desencadeando, por exemplo, em desligamentos das empresas transmissoras de energia, que afetam o suprimento das distribuidoras em suas áreas de concessão, além dos desarmes dos disjuntores de entrada dos clientes que não estão dimensionados para o aumento de consumo.

“Houve dois impactos na distribuição devido ao suprimento das transmissoras, ontem, em Goiânia, e mais um, no sul do estado”, comenta o presidente da Equatorial Goiás. “É um período atípico que nós vivemos. A onda de calor está afetando todos nós. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou aumento de quase 7% na demanda de carga em todo o país em função do calor e somente em Goiás, vimos este dado crescer 16% em algumas regiões de Goiás”, destacou, ainda, Lener.

Solução para interrupções rápidas

Para corrigir um problema histórico da rede elétrica de Goiás, a empresa investiu na conexão de religadores de rede, que diminuem as interrupções longas de energia ocorridas anteriormente, reduzindo o número de clientes impactados.

Os religadores permitem manobras telecomandadas que, assim que percebem alguma ocorrência na rede, redistribuem o fornecimento aos clientes por outras linhas, deixando apenas o local com ocorrência isolado para reparo pelas equipes técnicas.

“Nesta recomposição de rede, o cliente sentirá as piscadas, no momento em que há a tentativa de restabelecer a energia e na conexão com uma outra linha da rede de distribuição. No entanto, este consumidor permanece com energia, como não ocorria antes. A tendência é que essas pequenas interrupções diminuam gradativamente, com os investimentos na rede, diminuindo seus impactos”, diz Jayme, complementando ainda que há redes monofásicas com grandes demandas de carga na ponta, como agricultura de irrigação, que precisam passar por modernização e robustez de rede.

Satisfação do cliente

Embora a Equatorial Goiás passe por esses desafios, o cliente já percebe as melhorias adotadas pela distribuidora. Em um comparativo entre janeiro e julho de 2022 com o mesmo período de 2023, o número de ocorrências informadas por consumidores diminuiu 19%, sendo que no Procon (GO) essa redução foi de aproximadamente 50% e na AGR/Aneel o decréscimo foi de 26%.

A Equatorial Goiás também evoluiu 16,7% em relação ao ano anterior no Índice de Satisfação na Qualidade Percebida (ISQP) 2023, da Pesquisa Abradee, respondida pelos clientes e realizada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica. Com esse resultado, a companhia apresentou o quarto maior crescimento de índice entre todas as distribuidoras do Brasil e o maior da Região Centro-Oeste. Esta evolução foi percebida pelo consumidor em apenas quatro meses de gestão, uma vez que os percentuais são referentes a 962 entrevistas realizadas entre fevereiro e abril deste ano, em 53 municípios.

Para o presidente da Equatorial Goiás esse resultado traz muita satisfação à empresa e é reflexo do trabalho intenso que o Grupo Equatorial tem desenvolvido nesses nove meses de trabalho no Estado. “A opinião dos nossos clientes é de suma importância para a definição de ações de melhoria na qualidade do atendimento e dos serviços prestados à população. Os números mostram que estamos no caminho certo, mas também que ainda temos muito trabalho pela frente”, comenta.

Investimentos

Os recursos de R$ 1,38 bilhão foram aplicados para evoluir gradativamente na qualidade e confiabilidade do serviço prestado, garantindo a satisfação dos clientes goianos e beneficiando a sociedade.

“Os investimentos em expansão de rede atendem uma demanda enorme reprimida, permitindo a ligação de diversas indústrias e empresas, de produtores no Vale do Araguaia, da Fazenda Piratininga, do Campus da Universidade Federal de Goias (UFG) em Aparecida de Goiania, entre outros projetos. Modernizamos 221 subestações distribuídas pelo Estado e, mais do que isso, nos aproximamos das demandas do cliente”, disse Jayme.

Além das ligações citadas acima, somente no primeiro semestre, a Equatorial entregou três grandes obras para Goiás, que somaram recursos de aproximadamente R$ 175 milhões: a Subestação Aparecida, incluindo mais uma Linha de Distribuição de Alta Tensão (LDAT); a linha Goianésia – Barro Alto e a Subestação Riviera – Parque Atheneu, em Goiânia.

Já no início do segundo semestre, a companhia entregou a reconstrução da Subestação Anápolis Universitário e a ampliação e melhorias nas Subestações Daia e Jundiaí e também anunciou a previsão de entrega da nova linha Pireneus-Daia para novembro. Juntas, essas obras somam investimentos de R$ 130 milhões aplicados no sistema elétrico de Anápolis.

No início de 2023, a Equatorial Goiás realizou mutirões de reformas elétricas em 92 cidades da concessão, com o objetivo de trazer maior tecnologia à rede e substituir equipamentos obsoletos por outros, mais modernos. Em parceria com as prefeituras, a companhia de energia vem implementando, desde março, campanhas de poda nas 237 cidades da concessão, e a partir do segundo semestre, um novo sistema de monitoramento de pontos de iluminação pública, também em todo o Estado, para apoiar os municípios responsáveis pela gestão e manutenção deste serviço. 

Ressarcimento
“Os clientes que se sentirem prejudicados por alguma interrupção de energia, podem utilizar os canais de atendimento da Equatorial Goiás para serem ressarcidos do prejuízo”, afirma Lener.

Para fazer um pedido, o cliente pode entrar em contato com a distribuidora por meio dos seguintes canais:

– Agência virtual, no site www.equatorialenergia.com.br;

– Call Center 0800 062 01 96 ou;

– Agências de atendimento.

A Equatorial Goiás pode optar pela verificação no local do equipamento danificado, devendo informar ao cliente a data e o horário da visita. O prazo máximo para realização desta checagem é de 10 (dez) dias, contados a partir da data da solicitação do ressarcimento.

– Após a vistoria ou liberação da vistoria, o cliente deve apresentar:

•            01 (um) laudo e orçamento de empresa autorizada para conserto; ou

•            02 (dois) laudos e orçamentos, no caso de ser uma empresa especializada, referente ao conserto do(s) aparelho(s) danificado(s).

– A distribuidora deve informar ao consumidor o resultado da solicitação de ressarcimento, em até 15 (quinze) dias contados a partir da data da apresentação dos laudos e orçamentos.

Canais de atendimento

Os clientes podem solicitar atendimento pelos seguintes canais da empresa:

Agência virtual www.equatorialenergia.com.br;

Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS;

Assistente virtual Clara, pelo WhatsApp (62) 3243-2020;

Central de Atendimento 0800-0620196 ou;

Agências de atendimento presencial.


Sobre a Equatorial Goiás 

A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence à holding Equatorial Energia, 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 13 milhões de clientes. Somente em Goiás são mais de 3 milhões de clientes, localizados em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².

porAssessoria Equatorial – foto: reprodução

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