Close

Goiás Social: cresce em 261% o número de kits de enxoval doados a gestantes

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Número representa avanço registrado entre os anos de 2019 e 2023. Para 2024 estimativa é beneficiar cerca de 18 mil gestantes em situação de vulnerabilidade social: “produção reformulada e melhorada”, afirma Gracinha Caiado


O Governo estadual registrou um aumento de 261% no número de kits de enxovais doados pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Em 2019, foram 3.943 doações. No ano passado, 14.259. São 38.364 kits para recém-nascidos entregues, nos últimos cinco anos, a adolescentes e jovens atendidas pelo Programa Meninas de Luz e gestantes em situação de vulnerabilidade social, amparadas pelo Goiás Social.

O ganho expressivo em quantitativos de peças fabricadas ocorreu devido aos investimentos realizados em equipamentos modernos e nas capacitações periódicas ofertadas aos colaboradores da linha de produção. Os itens são produzidos em tecido 100% algodão, o que garante conforto ao bebê e durabilidade às roupas, personalizadas em diferentes cores e modelos.

Mensalmente, são produzidos 1.500 kits, o que significa uma estimativa de 18 mil entregas para o ano de 2024. Ao todo, são 15 peças: uma manta de malha; dois cueiros; uma toalha fralda; quatro lenços de boca; um body com manga longa e outro com manga curta; um body especial em tricoline – com sainha para meninas e camisa para meninos -; um macacão com manga longa e dois mijões; além de bolsa maternidade e um pacote de fraldas descartáveis.

As roupas saem das mãos de habilidosas costureiras, que contam com a ajuda de idosos voluntários dos Centros de Idosos Sagrada Família, Vila Vida e Espaços Bem Viver I e II, que executam com serviços de dobras nas roupas de bebê e realizam pequenos acabamentos de finalização das peças. Divina Ferreira da Silva, 70 anos, faz parte deste grupo. “Poder ajudar me proporciona bem-estar físico e mental. É gratificante”.

A presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, enfatiza que o trabalho de confecção dos enxovais envolve dedicação e muito amor. “Nós sempre pensamos e queremos dar o nosso melhor a quem precisa. Reformulamos a produção e melhoramos o kit de enxoval para que as mamães tenham condições de vestir os seus filhos com dignidade”.

Grávida de oito meses do primeiro filho, a jovem Geovana Almeida Miranda, de 18 anos, afirma ser muito grata pelas roupinhas disponibilizadas pelo Governo de Goiás. “São lindas e de qualidade, uma fofura que realiza o sonho de mãe de montar o enxoval do seu filho. Eu precisava bastante e estou muito grata”.

por OVG Governo de Goiás – Foto: Aline Cabral

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós