Close

Governo de Goiás cria programa de saúde mental e prevenção à violência em Escolas do Futuro

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Chamada de Levemente, proposta será lançada na segunda-feira (21/08), com presença da professora da Universidade de Harvard que desenvolveu metodologia inovadora


Com o objetivo de fomentar habilidades socioemocionais nos alunos das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) e prevenir a violência, o Governo de Goiás lança nesta segunda-feira (21/08), às 8h30, no HUB Goiás, o programa Levemente. Com objetivo de capacitar os profissionais das escolas para abordar metodologias de ensino-aprendizagem e metodologias de cuidado com os alunos e a comunidade.

“Goiás sai na frente com o Levemente, que dará aos alunos conhecimento e experiência para evitar violência nas escolas. O governador Ronaldo Caiado percebeu a relevância do tema, que gerou situações trágicas no país, e está agindo rapidamente ao lançar o programa, que é pioneiro no Brasil. É o protagonismo de Goiás no país”, relata o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), José Frederico Lyra Netto.

Metodologia
Entre as metodologias utilizadas no Levemente está a Pre-Texts, desenvolvida pela professora da Universidade de Harvard Doris Sommer, que estará presente no lançamento. Ela já aplicou o projeto, que promove o desenvolvimento socioemocional por meio das artes e humanidades, com estudantes das escolas públicas de Boston, no estado de Massachusetts (EUA).

O método utiliza arte e literatura para o fortalecimento socioemocional, contenção de impulsos e transformação dos processos de violência e agressividade. As unidades de Aparecida de Goiânia (EFG Luiz Rassi) e Santo Antônio do Descoberto (EFG Sarah Lemos Kubitschek) serão as primeiras a receber o programa Levemente, que depois será implementado nas demais Escolas do Futuro.

O programa é uma iniciativa do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (Cett-UFG), responsável pela gestão das EFGs em convênio com a Secti. A UFG, por meio do Cett, coloca à disposição professores e profissionais da instituição, altamente qualificados, a serviço dessa proposta inovadora que reúne concepções teóricas, metodologias e práticas exitosas comprovadas, observando o contexto brasileiro e a realidade do Estado de Goiás.

por Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás – Foto: Divulgação Secti

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós