Close

Prefeitura realiza audiência Pública para discutir Plano de Mobilidade Urbana de Anápolis

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Etapa de apresentação de diagnóstico contou com sugestões da população

“É muito importante estarmos inseridos nesse processo”, diz o motorista de aplicativo, Leandro Mendes, sobre sua participação na primeira audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), realizada no auditório do Parque Ipiranga nesta terça-feira, (21/06), pela Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT). Representando a classe de motoristas de aplicativos, ele ampliou sua visão sobre o trânsito da cidade e apontou dificuldades encontradas pela categoria.

O estudo do plano começou a ser elaborado na cidade ainda em 2019 mas, por conta da pandemia da Covid-19, precisou ser adiado, sendo retomado no ano passado. Para a construção do diagnóstico da mobilidade em Anápolis, foi analisada a organização do território municipal, o fluxo de transporte de pessoas, os meios de transporte utilizados, além das informações contidas na pesquisa online disponibilizada para a população no site da Prefeitura.

Durante a apresentação, foram discutidos temas relevantes como acessibilidade e padronização de calçadas, transporte coletivo, regulamentação do estacionamento rotativo e transporte por aplicativo, ciclovias, entre outros.

O promotor do Ministério Público, Lucas César Costa Ferreira, esteve presente na audiência e pontuou que para alcançar a mobilidade é necessário investimento e que o Plano de Mobilidade Urbana é peça fundamental para que isso aconteça. “A Política Nacional de Mobilidade condiciona qualquer repasse federal destinado à mobilidade urbana à existência de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana, então se não tiver esse plano, não vem recurso.”

As próximas etapas envolvem o desenvolvimento das propostas, que serão feitas a partir do diagnóstico apresentado. “Agora iniciaremos a fase de proposta, de prognóstico, que aponta o que deve ser feito para resolver os problemas apresentados, quais medidas o poder público deve tomar e aonde deve ser feita a alocação de recursos”, ressalta o diretor de Trânsito e Transportes, Igor Lino Siqueira.

Estão previstas para início do segundo semestre reuniões técnicas e setoriais com a população do município, por meio das entidades representativas, a fim de ampliar o formato participativo na fase pós-audiência pública de diagnóstico e anterior à etapa de prognóstico e proposições. A expectativa é de que o Plano de Mobilidade Urbana seja finalizado ainda este ano.

por Prefeitura de Anápolis – foto: Secom

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós