Close

Primeira sala pública de cinema abre suas portas à população anapolina

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Cine Sibasolly exibirá filmes de mostras do circuito alternativo, anapolino e de âmbito nacional e internacional


Com os olhos bem atentos no telão, a expectativa era grande para começar a exibição do filme. Gabriel Tavares, de 7 anos, estava indo ao cinema pela segunda vez e não escondeu sua emoção. “Gosto quando as luzes se apagam e começa a passar a música de abertura. Acho muito legal”. Acompanhado de seu pai e de seu irmão mais novo, curtiu cada momento e disse que voltará com certeza. “Amei os filmes e achei a sala muito legal. Se meu pai me trouxer de novo, vou achar o máximo!”.

E não foi apenas o pequeno garoto que aproveitou o momento cultural. Artesã há mais de 30 anos, Maria Batista Pereira Vieira, de 62 anos, não perdeu a oportunidade de ir com as amigas para conhecer a novidade. “Acho que a abertura dessa sala pública de cinema é de uma importância muito grande. Nós estamos acompanhando a batalha das pessoas ligadas à cultura da cidade. É uma conquista. É uma conquista para nós e todos os anapolinos”.

Toda essa magia cinematográfica aconteceu durante a estreia da primeira sala pública de cinema de Anápolis, que aconteceu na noite desta sexta-feira, 26. Ao final da exibição dos filmes, os presentes ainda tiveram a oportunidade de participar de um bate papo com alguns diretores das películas reproduzidas.

O novo espaço fica na Galeria Antônio Sibasolly, que funciona no Centro Cultural Ulysses Guimarães, na Praça Bom Jesus. A iniciativa é da produtora Território Cultural, possível graças à aprovação do projeto Cinema Para Todos no Edital da Lei Paulo Gustavo, em parceria com a Associação dos Amigos da Galeria Antônio Sibasolly, operacionalizada pela Prefeitura de Anápolis.

Luiz Fragelli, produtor responsável pela idealização e execução do projeto, destacou sua alegria em ver esse sonho realizado. “Então, esse sonho aqui não é meu. Eu fui a pessoa que eles incumbiram de transformar em realidade, mas é um sonho de muitas pessoas. Eu trabalho muito com formação, com a perspectiva de inclusão e de acessibilidade de pessoas que realmente não conseguem ter acesso à cultura. Eu acredito que a cultura é um elemento transformador da sociedade. Então, quando a gente consegue idealizar um projeto dessa maneira, um aparelho público de cinema no centro da cidade, a gente está indo na contramão de quase tudo.”

O local, que ganhou o nome de Cine Sibasolly, passou por uma grande reforma e abriu suas portas em grande estilo, com piso tátil, climatização, 44 lugares, uma tela com cinco metros de largura e três de altura e equipagem tecnológica. O novo espaço não se limitará apenas à exibição de filmes, ele estará disponível para uma ampla gama de atividades culturais, como palestras, cursos, reuniões e outras iniciativas afins.

“A sala de exibição, que agora integra a Sibasolly, além de proporcionar à população a oportunidade de visitar exposições de arte, oferecerá a possibilidade de desfrutar de sessões cinematográficas gratuitas em família”, disse o coordenador de Editais de Cultura e curador de Artes Visuais da Secretaria de Integração, Paulo Henrique Silva.

As sessões ocorrerão todas as quintas-feiras, às 20h, e também na última sexta de cada mês, até o final do mês de setembro. Serão exibidos filmes de mostras do circuito alternativo, anapolino e de âmbito nacional e também produções livres para exibição (franceses, italianos e argentinos).

Na estreia foram exibidos quatro filmes de cineastas anapolinos, entre eles “João de Barro”, de Absair Weston; “Bilhete”, de Daniel Duarte Sena; “Capitão Tocha”, de Matheus Amorim; e “Da Margem do Rio o Mar”, de Rei Souza. A iniciativa só foi possível graças a recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, via Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Integração, com um investimento de R$ R$ 121.869,33.

Histórico
O prédio que hoje é o Centro Cultural Ulysses Guimarães foi idealizado em 1938 para abrigar a sede da Prefeitura Municipal, como também a sede do Fórum. Sua construção foi realizada para simbolizar o processo de modernização pelo qual passou o município com a chegada da ferrovia e dar à administração pública municipal um caráter mais moderno. Em 1975, a Prefeitura ganha uma nova sede e o prédio se mantém apenas como fórum da cidade.

Anos depois, em 1993, o poder judiciário se muda para uma nova sede e o prédio passa a ser ocupado por diferentes órgãos. Atualmente, no prédio funciona a Galeria Antônio Sibasolly, que promoveu em 2019 uma reforma que compreendeu a fachada e a estrutura interna, além de realizar com recursos próprios a manutenção e reparo do prédio.

porPrefeitura de Anápolis – foto: Secom

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós