Close

Professores da rede municipal de educação participam de curso inédito na área da Inclusão

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Curso ABA – Análise do Comportamento Aplicada é ministrado para docentes do Atendimento Educacional Especializado


A Prefeitura de Anápolis continua avançando no que diz respeito à educação inclusiva. Por meio da Secretaria Municipal de Educação, o município é um dos únicos do País a adquirir o curso completo e oferta gratuitamente aos servidores, a fim de continuar contribuindo com o trabalho dos docentes, criar ambientes educacionais adaptados e inclusivos e melhorar ainda mais a qualidade do ensino dos estudantes.

“A gestão Roberto Naves tem como uma das prioridades os avanços na educação de Anápolis. Trazer de forma inédita a oferta desta formação continuada, proporciona aos nossos professores o acesso às ferramentas para criarem um ambiente mais humanizado e mais favorável para a adaptação dos estudantes da inclusão”, ressalta Flávia Fernanda, secretária municipal de Educação.

A Análise do Comportamento Aplicada, conhecida como ABA (Applied Behavior Analysis), é uma abordagem que envolve a avaliação, o planejamento e a orientação do comportamento dos estudantes que possuem alguma deficiência, especialmente o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por meio desta análise, as escolas e CMEIs da rede poderão traçar estratégias de ensino e atendimento conforme o comportamento individual de cada criança.

Para Juliana Siqueira, diretora de Inclusão, Diversidade e Cidadania da Secretaria Municipal de Educação, o curso irá fornecer ainda mais embasamentos teóricos e práticos para que os professores de AEE desenvolvam as atividades na sala de atendimento. “A ABA realiza uma análise específica e aplica uma metodologia que antecede ao comportamento da criança, que são chamadas de competências pré-acadêmicas, como a atenção compartilhada, contato visual, coordenação motora grossa e fina, noção de espaço e tempo, entre outros. Somente depois de terem se apropriado destas competências é que os estudantes terão um pleno desenvolvimento daquelas que chamamos de acadêmicas, tais como o ler e o escrever”, pontua.

A rede municipal de educação conta, hoje, com mais de 80 professores de AEE que atuam em conjunto com a equipe de professores regentes, cuidadores e professores de apoio, para as atividades executadas serem de qualidade e para que os estudantes tenham pleno desenvolvimento.

O curso é ministrado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope), em parceria com a Start Escola de Capacitação Profissional. Os instrutores, Felipe de Souza e Mickaele Pabline, são psicólogos infantis e especialistas no comportamento aplicado à Educação Inclusiva. A formação tem carga horária de 100 horas e irá se estender até o mês de dezembro, com certificação e oficinas práticas ao final da jornada.

porPrefeitura de Anápolis – foto: Secom

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós