Close

Atividade econômica em Goiás cresce 6,3% em agosto, aponta Banco Central

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Índice indica aumento no número de investimentos, empresas e geração de empregos no estado, que cresce pelo 31º mês consecutivo


A economia de Goiás segue em ascensão e acumula o 31° mês consecutivo de crescimento. No mês de agosto, obteve aumento de 6,3% no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgado mensalmente pelo Banco Central, com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A informação confirma pesquisas internas do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB) e coloca o estado na segunda posição nacional.

Na variação acumulada no ano, Goiás também obteve o 2° lugar, apresentando aumento de 5,85%. Nos últimos 12 meses, o estado subiu três posições e obteve o terceiro melhor resultado, com crescimento de 4,65%. O indicador está relacionado ao aumento do número de empresas, investimentos e geração de empregos e renda nas áreas de agropecuária, indústria, serviços e comércio.

Para o governador Ronaldo Caiado, o resultado é consequência da recuperação econômica no período pós-pandemia e atração de novos negócios. “Goiás vive hoje o 31º mês de crescimento da atividade econômica, todo mês desde fevereiro de 2021. É um momento inédito e marcante, pois nenhum outro estado tem crescido assim”, afirmou, durante evento de inauguração da nova fábrica da empresa Caramuru Alimentos, nesta quinta-feira (26/10), em Itumbiara.

O titular da Secretaria-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, complementa que o índice medido em agosto no estado está acima da média nacional, que ficou em 3,06%. “A economia goiana vem se fortalecendo e alcançando recordes de avanços, inclusive, acima da média nacional. Estamos implementando uma série de ações voltadas para o aumento da produtividade da nossa economia, visando a manutenção desse cenário próspero”, analisa.

“A economia goiana continua demonstrando sinais de forte aceleração. Após um crescimento do PIB de 6,6% em 2022, o IBCR do Banco Central também aponta para avanços em 2023”, projeta o diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo.

Nacional
O Brasil apresentou crescimento econômico de 3,06% no acumulado do ano. Na variação interanual, o aumento foi de 1,28%; seguido pelo crescimento de 2,82% na variação acumulada nos últimos 12 meses.

PorSecretaria-Geral de Governo – Governo de Goiás – foto: divulgação

admin

admin

Escreva o seu comentário!

Sobre Mim

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Novas Postagens

Siga nós