Close

Regras do Enem 2020: como se planejar e o que levar no dia da prova

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

SÃO PAULO – Com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cada vez mais próximo, aumenta não só a ansiedade por parte dos estudantes, como também a necessidade de revisar as principais regras e informações antes das datas da prova, especialmente por se tratar de uma edição que acontece em meio à pandemia da covid-19. Neste ano, o exame será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro e algumas medidas foram alteradas, como o uso obrigatório de máscara. Pensando em dar mais segurança aos inscritos, o Estadão elaborou um guia com as principais regras do Enem 2020.

 

Criado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 1998, o Enem é hoje uma prova utilizada para avaliar o conhecimento dos estudantes e possibilitar o ingresso no ensino superior. O resultado da prova pode ser utilizado para dar acesso a universidades conveniadas ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) ou a faculdades brasileiras privadas.

 

Leia atentamente o cartão de confirmação do Enem

Antes mesmo dos dias da prova, um importante passo é conferir atentamente as informações prévias divulgadas pelo Inep – principalmente as que constam no cartão de confirmação do Enem. Disponibilizado na página do participante, ele é o principal guia para nortear o estudante até o dia da avaliação. Por meio do cartão, os participantes podem confirmar a escola e o número da sala onde farão o exame, a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição e, caso tenha sido solicitado, o tipo de atendimento específico com recursos de acessibilidade. Com essas informações em vista, uma dica é calcular o tempo de trajeto até o local de prova e planejar detalhadamente a logística para evitar imprevistos. Você também pode baixar o aplicativo do Enem para consultar: cronograma, notícias e simulado. Ele exibe o seu local de prova, gabaritos e resultados. As versões para Android e iOS estão na Galeria de Aplicativos do Governo Federal.

 

Veja o que é necessário levar no dia do exame

Depois de planejar o deslocamento, é hora de ficar atento ao que portar nos dias de prova. Para o Enem 2020 é obrigatório levar os seguintes itens:

 

Documento oficial de identificação com foto, como RG, passaporte, CNH, ou outros documentos que constam no edital do Enem – não é permitido apresentar versão eletrônica ou cópia autenticada do documento de identificação;
Caneta esferográfica de corpo transparente e tinta preta;
Máscara de proteção contra a covid-19.

 

Além deles, por mais que não sejam exigências, é aconselhável levar:

 

Cartão de confirmação de inscrição, para localizar facilmente o local e a sala de prova;
Declaração de comparecimento, para casos em que seja necessário comprovar presença a terceiros.

 

Pode levar mochila no Enem?

Você pode levar mochila, mas não vai poder mexer nela durante a prova. O edital não lista a proibição de levar bolsas, sacolas ou mochilas. Vale ressaltar que todos os materiais usados no local passam pelos fiscais.

Verifique o que é proibido levar à sala de prova

Se por um lado há o que é fundamental levar para o dia do exame, por outro, o Inep também divulga alguns itens que são proibidos de estarem com os candidatos nos momentos de realização da prova. São eles:

Folhas ou bloco para rascunho – a própria organização da prova já os disponibiliza;
Boné, chaves e fones de ouvido;
Lápis, lapiseira, corretivo, caneta de material não transparente e borracha;
Dispositivos eletrônicos (celulares, smartphones, calculadoras, tablets, iPods, gravadores, relógios, alarmes, mp3, agendas eletrônicas, pen drive, entre outros);
Livros e manuais;
Armas de qualquer espécie.

 

Se o estudante levar o celular, que pode ser fundamental para o deslocamento até a prova, ou outros equipamentos, ele irá receber um envelope porta-objetos para guardá-lo desligado antes mesmo de entrar na sala de aplicação do exame. O envelope é lacrado, identificado e mantido sob a carteira até a saída definitiva da avaliação. Mesmo que guardado no envelope é imprescindível que todo aparelho eletrônico seja desligado.

Fique por dentro das regras do Enem 2020

Utilizado desde 2009, o modelo atual do Enem conta com quatro provas objetivas – com 45 questões cada – e uma redação discursiva. Subdivididos por tema, os cadernos, que totalizam 180 questões, têm os seguintes agrupamentos de assuntos:

 

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
Ciências Humanas e suas Tecnologias;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
Matemática e suas Tecnologias.

 

Na edição do Enem de 2020, as avaliações de Linguagens e Ciências Humanas e a prova de Redação vão ser aplicadas no primeiro domingo. Já as provas de Ciências da Natureza e Matemática vão acontecer no segundo domingo de aplicação.

 

É importante ressaltar que, se os materiais de prova foram rasurados ou danificados, eles não são substituídos. Desse modo, é imprescindível ter cuidado no manuseio do cartão-resposta, da folha de redação, da folha de rascunho e do caderno de questões.

 

Além disso, com os portões de acesso abertos a partir das 12 horas, o limite máximo para chegada é às 13 horas, horário de Brasília, e as provas começam às 13h30 e vão até as 19 horas no primeiro dia e até as 18h30 no segundo. A saída será permitida somente duas horas depois da aplicação do exame.

 

A aplicação de provas para participantes que tiveram solicitação de tempo adicional aprovado terá início às 13h30 e término às 20h no primeiro dia e às 19h30 no segundo dia. Já os exames para participantes que vão contar com recurso de videoprova em libras terão início às 13h30 e o término às 21h no primeiro dia e às 20h30 no segundo dia.

 

A nota do Enem é liberada no dia 29 de março, quando o Inep disponibiliza online o Boletim de Desempenho Individual no Enem.

 

Para conhecer todas as regras do Enem 2020 a fundo, as informações completas estão disponíveis no edital da prova, que pode ser encontrado no portal do Inep.

 

 

por Redação – foto: reprodução

admin

admin

Escreva o seu comentário!